Vida de Inseto


O filme “Vida de Inseto“ conta a história de formiguinhas que são manipuladas pelos gafanhotos e todos os anos, antes do inverno, devem colher uma quantia de comida para esses gafanhotos. Se não o fizerem, são ameaçadas pelos mesmos. Mas, em certo ano, todas as formigas faziam seu trabalho, coletando os alimentos e depositando-os em cima de uma folha, que por sua vez ficava equilibrada sobre algumas pedras, ao ar livre. Flik, uma formiga macho que sempre tenta ajudar mesmo sendo estabanada de vez em quando, bolou uma invenção para facilitar a colheita. Depois de algumas horas de colheita e da invenção de Flik ser desaprovada pelas outras formigas, estas percebem que os gafanhotos estão para chegar e se retiram para dentro do formigueiro. Flik, que é o último a entrar, deixa sua invenção, ainda funcionando, perto demais das pedras que sustentam a oferenda, tendo por conseqüência a desestabilização das pedras e deslizamento de todos os alimentos da oferenda para dentro do ribeirão, Flik tenta salvar a oferenda, mas de nada adianta o esforço.
Então os gafanhotos chegam e quando vêem que não tem mais nada, invadem o formigueiro. Hopper, o líder dos gafanhotos, depois de botar a culpa em Atta, a princesa, dá às formigas um período de tempo para fazer a oferenda que acabaria quando a última folha da única árvore cair. Flik é julgado em um tribunal pelo que fez, ele então se voluntaria para buscar insetos maiores, para expulsarem os gafanhotos, o tribunal concorda, já que, na verdade, não acreditam em Flik, mas pensam que saindo da ilha, nunca mais voltaria. Flik inicia sua viagem usando uma planta que flutua por alguns segundos no vento.
Flik finalmente chega à "cidade grande", onde pretende achar os tais insetos guerreiros. Chega a um bar (uma lata velha e cheia de insetos beberrões) onde estão artistas de circo que foram demitidos e umas moscas que começam a arranjar encrenca com um dos integrantes deste circo, Francis, a joaninha macho.
Os artistas encenam que são guerreiros para assustar as moscas. Com a multidão que se forma, Flik é empurrado para fora do bar e não vê a cena seguinte, em que os insetos acabam fazendo lata rodar ao correr de medo. Flik pensa que os artistas são guerreiros de verdade e os "contrata" para derrotar os gafanhotos, mas devido a outro mal-entendido, os circenses aceitam pensando que terão que fazer uma apresentação de circo aos gafanhotos e não batalhar com eles.
De volta a Ilha, Flik é recebido com festa por ter conseguido trazer insetos guerreiros para lutarem com os gafanhotos. As formiguinhas jovens fazem uma apresentação sobre a luta desses insetos com os gafanhotos. Então, percebem o mal-entendido que aconteceu e tentam fugir, mas Flik vai atrás deles, pedindo para que fiquem e diz que tem um plano.
Flik, a princesa Atta e Many, o louva-a-deus e líder dos artistas de circo, bolam um plano para espantar os gafanhotos: um pássaro feito de folhas, teias de aranha de Rose, a viúva negra, gravetos e uma noz partida ao meio. Sabendo que gafanhotos são presas dos pássaros, isso os espantaria.
Todas as formigas, mais os supostos guerreiros (exceto Francis, que estava com a perna ferida) constroem o pássaro falso e o fixam na copa da árvore. Porém antes de terminarem, P. T. Pulga (o dono do circo) aparece procurando por seus ex-empregados e acidentalmente revelando a verdade. As formigas então escondem o pássaro e se apressam para coletar comida o suficiente para os gafanhotos. Flik é expulso da ilha pela princesa Atta, e vai junto aos insetos de circo.
A última folha cai e não tem quase nada de comida para os gafanhotos. Então Hopper e sua turma chegam, ameaçando todos do formigueiro. Dot (a formiga jovem e filha da rainha também) ouve os planos da gangue de gafanhotos de matar a Rainha, uma vez que tenham toda a comida, e ela vai atrás de Flik e a tropa de artistas. Ela convence-os a voltar e por o plano do pássaro em ação, com a ajuda dela e outras formigas jovens. O modelo de pássaro assusta os gafanhotos, que quase pretendem ir embora até P. T. Pulga intervir e colocar fogo no modelo.
Enraivecido, Hopper envia seu assistente louco Thumper para ferir Flik, mas ele ainda consegue ficar de pé e reanimar as outras formigas, dizendo que os gafanhotos dependem da comida das formigas para sua própria sobrevivência. A colônia inteira ataca a gangue de gafanhotos, forçando todos a ir embora, exceto Hopper.
No entanto, uma tempestade de raios começa, causando pânico entre as formigas. Hopper segura Flik e voa, intentando matá-lo. Atta resgata Flik, e os dois atraem Hopper para perto de um ninho de pássaro. Hopper segura Flik e começa a estrangulá-lo, revelando sua intenção de voltar à colônia com mais gafanhotos. Flik é salvo quando o pássaro aparece, pega Hopper e o dá de alimento a seus filhotes.
Com isso, as formigas vencem a luta, todos adotam a invenção de Flik para melhorarem a colheita, Atta se torna rainha e Dot se torna princesa. Os artistas vão embora para uma nova vida e Flik e a rainha Atta ficam juntos.
O filme retrata que a formiguinha Flik é diferente por possuir muitas invenções e, com isso, querer melhorar a vida de todos no formigueiro. Entretanto, ele não é bem visto e é ignorado por todos seus colegas, até ele mostrar de que é capaz de fazer muitas coisas, inclusive de enfrentar grandes gafanhotos. Percebe-se então, o quanto devemos refletir que, apesar de existirem pessoas diferentes, elas devem acreditar nelas mesmas, pois são capazes. Com isso, nós devemos acreditar em nós mesmos e sem nos manter em união com outras pessoas, pois “a união faz a força”.

Fádua Martins Maluf
Aluna do curso de Química