RELATÓRIO DO FILME: O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

O filme conta a história de Hellen Kellen ,uma jovem que nasceu surda- cega devido a escarlatina,sua mãe descobriu sua deficiência quando ela era bebê, pois ela não respondia aos estímulos como uma criança sem deficiência.

Hellen cresceu sem estímulo nenhum mesmo nascendo em uma família rica, pois as pessoas que com ela convivia achava que por ser assim era incapaz de interagir em sociedade e para fazer com que ela fosse uma pessoa “normal’ contaram com a ajuda da professora Anne Sullivan.

Esta professora porém tinha métodos um tanto diferentes para trabalhar com Hellen que começou o acompanhamento ainda criança aos sete anos de idade, ela não tratava a menina como incapaz nem selvagem.
A convivência das duas foi um tanto difícil no começo, Hellen não respeitava a professora que a desafiava (algo que ela não estava acostumava , sua família não fazia isso)porém Anne persistiu com seu objetivo e seus métodos não eram bem vistos pela família de Hellen principalmente por sua mãe que achava que ela era muito rígida com a menina.

Anne pediu a família de Hellen para passar uma semana com a menina ,no começo ficaram receosos em deixar mais acabaram aceitando, as duas porém sozinhas em uma casa sem ninguém para dar palpites fez com que o entrosamento das duas melhorassem.

O filme termina com ela falando uma palavra “água” e ela aprendeu muitas coisas com a professora que devido seus métodos fez com que ela só evoluísse , todos ficaram satisfeitos com os resultados.
Hellen estudou e se tornou uma escritora de sucesso e suas obras muito contribuíram para as pessoas com deficiência e mostrou que mesmo tendo nascido com a surda - cega foi capaz de vencer a todos os obstáculos que a vida lhe dava.

Assim como neste filme em “O enigma de Kaspar Hauser” ocorreu o mesmo, o que foi determinante para o seu processo de ensino - aprendizagem foi o estímulo que ele recebeu das pessoas , todos nós temos capacidade de aprender estas porém só precisam ser desenvolvidas e nós educadores temos que trabalhar para que isso aconteça na vida de nossos educandos principalmente se eles forem portadores de alguma deficiência.