Curso: Pedagogia, 7º Perído-n.
Professora: Cristina Delou
Aluna: Vanessa C. Soares
Educação Especial
O filme mostrou que é possível aprender em todas as etapas do desenvolvimento humano, basta que o educando seja estimulado. Kasapar ao ser abandonado foi cuidado por um homem que lhe pretendia, mesmo que tardiamente, lhe ensinar a andar, escrever e a se comportar do mesmo modo que uma pessoa adulta.
As estratégias de ensino utilizadas, pelo cuidador estavam longe de ser uma relação adequada de ensino-aprendizagem, pois Kaspar vivia isolado em um cativeiro, sofria castigos corporais e não recebia nenhuma forma de carinho.
Quando Kaspar saiu do campo e chegou à cidade com a ajuda do seu cuidador, Kaspar se deparou com uma realidade bem diferente. As pessoas estranharam o seu comportamento, levantavam muitas hipóteses sobre sua sanidade metal e zombavam de sua aparência, mas algumas pessoas passaram a se interessar pelo homem misterioso, e passaram a acompanhar a sua vida de perto e registravam todos os seus passos.
Antes Hausser vivia isolado, quando chegou à cidade passou a conviver com muitas pessoas, e aos poucos ele deixou de ser considerado uma ameaça para as pessoas da cidade, eles perceberam que Kaspar era sensível e não tinha noção de perigo. Ao conviver com muitas pessoas, ele aos poucos foi aprendendo a se articular melhor, a escrever, ler e a se comportar a medida em que interagia com as pessoas, enquanto os adultos que cuidavam de Kaspar lhe davam atenção às crianças lhe davam carinho, alegria, além de ajudarem no seu processo educativo.
A pedagogia, contida na segunda etapa do filme estava baseada em uma relação de ensino-aprendizagem associada à afetividade e na interação social, portanto foi à época que Kaspar atingiu maiores nível de conhecimentos.
Kaspar além de aprender, ser educado, se mostrou um homem sensível e com um talento expressivo para as artes, aprendeu a tocar piano e se interessava por poesias. Após a sua morte ele, os cientistas estudaram o seu cérebro para desvendar os seus mistérios, ou seja, a sua capacidade de aprendizagem tardia, porém, muito eficiente e significativa.