Faculdade de Educação
Disciplina: Educação Especial
Professora: Cristina Delou
Alunas: Daiana Barros e Vanessa Barriolo dos Santos
Curso:Pedagogia
turno:manhã
Tempo de despertar
O filme Tempo de Despertar foi produzido no ano de 1990, sob direção de Penny Marshall. Este filme relata uma história verídica de um menino chamado Leonard, mostrando que na sua infância era perceptível, por meio das mãos trêmulas, sinais de uma doença, doença esta que não foi descoberta no princípio.
Tempos depois, aparece um hospital situado em Bronx, no ano de 1969. Este hospital é voltado para pessoas com doenças crônicas e está contratando médicos.Dessa forma, surge o Doutor Sayer que acaba sendo contratado para trabalhar no hospital.No primeiro momento, Sayer fica receoso pois seu enfoque eram as pesquisas de laboratórios e o mesmo nunca havia trabalhado com pessoas, no entanto, algumas coisas naquele local o chamava atenção.Uma delas era a falta de credibilidade dos profissionais diante dos pacientes, pois, de acordo com um médico o trabalho naquele local não era difícil, pois segundo ele, aquelas pessoas viviam vegetativamente, bastando dar água e comida.
Inconformado com a “acomodação” dos profissionais da saúde, Sayer inicia seu trabalho atendendo sua primeira paciente chamada Lucy, esta aparece sentada na cadeira de rodas sem qualquer manifestação de movimentação, mas quando Sayer vira para escrever seu diagnóstico ele percebe que a paciente está abaixada, no entanto, suas mãos seguravam seus óculos.
Com esta ação, Sayer convoca os outros médicos para informar o acontecido, todavia esses não acreditam afirmando que Lucy possui apenas reflexos. Incontrariado com as colocações dos outros médicos,Sayer começa a se interessar pelo assunto.Neste momento, ele encontra uma enfermeira que conversa sobre assuntos cotidianos com um paciente, este paciente é Leonard que já aparece em sua fase adulta.
Com isso, o médico começa a buscar maiores informações sobre a doença. E ao passar do tempo ele descobre que os pacientes desse hospital possuíam encefalexia. Então, o doutor “busca” estratégicas para que essas pessoas possam vir a ter uma vida social. Para que isso ocorra o médico começa a mudar o ambiente além de trabalhar com músicas. Entusiasmado com o avanço dos pacientes o médico pede autorização para o diretor para fazer testes num paciente, o Leonard.
Autorizado pelo diretor, Sayer começa seus testes em Leonard, utilizando remédios que aos poucos são aumentados as doses. Até que um dia,Sayer encontra Leonard escrevendo seu nome.Com os resultados positivos obtidos,Leonard é utilizado como modelo, pois o mesmo começa a ter uma vida social, vivendo intensamente as coisas simples da vida.Acreditando que Leonard teve um enorme avanço, todos os integrantes do hospital contribuem financeiramente para que todos os pacientes utilizem a medicação, então os demais pacientes começam a utilizar os remédios e logo todos começam a recordar suas memórias, fazendo atividades cotidianas.
Buscando resgatar cada vez mais sua autonomia, Leonard começa a se revoltar, pois deseja ter uma vida social ativa, recusando-se a seguir suas medicações e negando-se a ser acompanhado em suas saídas. Neste momento, Leonard começa a regredir, aumentando os momentos de crise. O filme termina com o doutor Sayer iniciando o seu trabalho com Leonard novamente, tentando fazer com que o mesmo possa vir a ter novamente uma vida social.
Com isso a mensagem do filme que podemos nos apoiar para a disciplina de Educação Especial é que não importa as deficiências, pois o importante é valorizar as pessoas como seres humanos, oferecendo uma educação de qualidade, que os faça questionar,refletir fazendo com que os mesmos sejam críticos,reivindicando seus direito enquanto cidadãos.