Kaspar Hauser (Postado por Daiana Barros e Vanessa Barriolo)

Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Educação
Disciplina: Educação Especial
Professora Drª: Cristina Delou
Alunas: Daiana Barros e Vanessa Barriolo
Curso:Pedagogia 8º período/manhã

O que foi determinante para mudança da qualidade de vida do Kaspar Hauser?
Kaspar Hauser era um jovem que estava preso em um cativeiro desde pequeno e que nunca tinha se socializado com algum ser humano, a não ser com o único homem que ensinou a escrever o seu próprio nome e a falar “quero um cavalo”, “quero ser um homem tão bom cavaleiro quanto meu pai foi”.
Este homem misterioso retirou Kaspar do cativeiro e o ensinou a andar. E depois deixou Kaspar na cidade de Nuremberg.
A partir deste momento Kaspar começa ter contato com a sociedade e sofre preconceitos por ter comportamento estranho e anormal.
Em uma das cenas do filme, Kaspar Hauser é exibido em um circo, com outras três pessoas que eram: um anão que fazia o papel de um pequeno rei, uma criança que aprendeu música e não queria ir para a escola, sendo chamada de jovem Mozart, um índio que era chamado de Hombrecito que tocava flauta e falava apenas sua língua nativa.
Na exposição no circo, Kaspar Hauser estava na mesma posição que se encontrava no dia em que foi deixado na cidade de Nuremberg, ou seja, de pé e como braço esticado segurando uma carta. Eles foram apresentados como enigmas universais e considerados estranhos e anormais na visão da sociedade.
Depois da apresentação, houve um momento que Kaspar Hauser percebe bem na sua frente um animal enjaulado (e ele deve ter lembrado de sua vida no cativeiro, como se fosse uma jaula, privado de liberdade, de aprendizagem e de vida) e logo a seguir ele sai correndo e os outros que estavam expostos saem correndo atrás, junto com Kaspar.
Algumas pessoas correram atrás deles, gritando para pararem em nome da lei. E Kaspar Hauser se escondeu em um quartinho e foi encontrado pelo professor Daumer, (que também correu atrás dele na hora da fuga no circo).
O determinante para a mudança da qualidade de vida do Kaspar Hauser é mostrado no momento em que se passou dois anos depois que o professor Daumer o acolheu e passou a tratá-lo como ser humano normal, com dignidade, carinho, sem ser por pena e nem como aberração.
Quando Kaspar Hauser passou a interagir com outros indivíduos da sociedade e com os ensinamentos do professor Daumer, ele começou a compreender sobre a vida e o mundo que estava em sua volta.