Faculdade de Educação
Disciplina: Educação Especial
Prof. Cristina Delou
Aluna: Ana Cecília da Rocha Santos
Matricula: 207.10.094-7
Resenha do Filme: Estrelas na terra: Toda criança é especial
O filme Estrelas na terra: Toda criança é especial, conta a história de um menino chamado Ishaan Awathi, de oito anos que mora com seus pais e seu irmão. Sua infância foi marcada como o menino que não obedecia, não tinha regras e às vezes era anti-social. O filme começa com ele fazendo o que mais gostava que era se ocupar em brincar com animais e sua rotina apesar de ser bem padronizada ele sempre esquecia o que tinha que fazer, era sempre o ultimo a sair pra escola, só se arrumava com ajuda da mãe, até pra comer ela o ajudava, diferente do irmão que fazia várias coisas ao mesmo tempo, como comer estudando. Todo mundo o recriminava e ninguém o entendia.
Com o passar do tempo o pai, já não agüentava as travessias de Ishaan e como já era repetente e ainda cursava só o 3° ano, não queria que ele continuasse nessa escola e acabou colocando em um internato a contra gosto do filho é claro, que não queria ir.
Na escola anterior, a diretora falou para os pais de Ishaan que não poderia fazer nada por ele e que existiam escolas especiais que poderia ser bom pra ele, visto que ele não entendia nada, a leitura e a escrita era um terror na vida dele. Uma leitura era uma tarefa árdua e que exigia muito esforço, já que ele via as letras “dançando” e justamente por isso, nunca concluía seus deveres, ia mal nas provas e seu caderno era cheio de correções da professora.
Em casa e na escola, ele era visto como um idiota, que não conseguia nem ao menos ler e escrever e isso foi deixando sua auto-estima para baixo e com os dias no internato, nem desenhar que era o seu forte, ele conseguia mais.
Com a chegada de um professor substituto, Ran Shankar, de artes, é que a vida de Ishaan começa a melhorar e ser vista com outros olhos. O professor se interessa por ele e aos poucos vai descobrindo um pouco mais de sua vida e tentando ajudar em seu problema, que é a dislexia, um distúrbio neurológico. O professor chega a ir à casa dos pais de Ishaan e lhes fala o motivo do filho deles ter tais comportamentos, como a dificuldade na escola e ainda os de ordem social, como não conseguir entender instruções múltiplas. No inicio o pai, não acredita muito, mas o professor o faz pensar sobre a causa disso e não as conseqüências, como as más notas na escola.
Em suas aulas, o professor fala de pessoas reconhecidas hoje, e que tiveram essa mesma dificuldade na infância e propõe então uma atividade que é ir ao pátio da escola e construir o que mais lhe interessar como o mais variado material. Ishaan constrói um helicóptero e todos da turma ficam admirados, porque ele na sala nunca faz nada.
O professor, com o tempo foi tendo mais certeza que ele era um aluno muito inteligente e tentou convencer o diretor em mudar algumas atitudes como a avaliação não ser escrita e sim oral, mas só por um tempo e ele se comprometeu em ajudá-lo em sua escrita e leitura. Para isso ele usa vários métodos, como escrever na areia, pintura em telas grandes, escrever as letras no braço dele para que adivinhe, etc. Em seguida um torneio de pintura foi realizado na escola e o ganhador foi Ishaan e que seu desenho foi publicado junto com o do professor no anuário da escola, as pinturas foram o rosto do Ishaan que o professor fez e Ishaan o desenhou no lago, onde sua vida começou a mudar, graças à paciência e amor que lhe foi dedicado.
Os pais ao chegarem à escola são bem recebidos e desta vez ficam admirados como os professores falam bem de seu filho. Por várias vezes eles se emocionam pelas conquistas que são alcançadas, como o pai que chora quando vê o filho pela primeira vez lendo sozinho.Ao chegar o fim do ano pra levar Ishaan pra casa, o pai nem sabe como agradecer ao professor por tudo que ele fez.
E o filme termina emocionante, como foi do inicio ao fim, o pai agradecendo e quando todos estão entrando no carro, Ishaan volta e corre para os braços do professor rindo e feliz por ter sido mudado ao longo de sua trajetória, que foi o que o professor lhe falou uma vez.