Webinar 6: Educação Especial no Mundo 4.0





As novas tecnologias têm transformado o cotidiano de toda a sociedade. E não deve ser surpresa que essas transformações chegaram à educação das pessoas com deficiência, as que apresentam impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. 

Assim sendo, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec/MEC e da Secretaria de Modalidades Especializadas (SEMESP), promove o evento “MEC Educação no Mundo 4.0”, reunindo especialistas para debater o contexto e os desafios dessa nova realidade no contexto da Educação Especial. 

Para sua realização, o MEC conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas 
Empresas – Sebrae, por meio do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora – CER.

No dia 04/05/2020, temos a participação da Secretária Ilda Ribeiro Peliz, da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação, que faz a abertura do webinar. Como moderadora, Cristina Delou que é Psicóloga, Doutora em Educação, formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais em Educação Especial da Diretoria de Educação Especial da secretaria de Modalidades Especializadas no MEC. 

A Assessora de Inclusão da Diretoria de Desenvolvimento da Educação da Rede Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, Psicóloga Sonia Mendes. Apresenta o trabalho “Educação no Mundo 4.0 para Pessoas com Deficiência Intelectual”. 

O Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da UFF, Professor Maurício Ribeiro Gomes. Mestre em Informática, Educação e Sociedade pelo Núcleo de Computação Eletrônica, do NCE da UFRJ. Diretor do Centro de Enriquecimento de Talentos e Altas Habilidades – CETAH, Professor Secretaria Do Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Professor de STEM no Colégio Santo Inácio-RJ, Projeto de Robótica no Colégio Santo Agostinho. Apresentará o trabalho “Modelo de Ensino para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação Durante a Pandemia”. 

O professor Dr. Décio Nascimento Guimarães, Doutor e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Professor do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET-IFF). Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Apresentará o trabalho: “Práticas Inclusivas e Tecnologias Digitais na Educação 4.0.” 

E, para finalizar a série de webinars, contamos com a participação do Dr. em Física Professor Thiago Correa Lacerda, Doutor e Mestre em Física (Física das Radiações Aplicada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Láurea Acadêmica no curso de graduação em Física com CR 9,8 em 2010. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, campus Niterói. Professor Colaborador no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), do Instituto de Biologia, e no Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais, do Instituto de Física, ambos da UFF. Apresentará o trabalho: Educação 4.0 na inclusão de Pessoas com Deficiência Física.

O evento faz parte de uma estratégia do MEC para pautar o assunto e promover um amplo diálogo para a elaboração de um projeto estratégico sobre o tema Educação no Mundo 4.0. 

Link de acesso aos arquivos das apresentações dos palestrantes:



Alunos superdotados como jovens cientistas - Cristina Delou




Os aunos superdotados necessitam de atenção especial em sala de aula, pois muitas vezes podem ficar desmotivados com o programa normal de ensino e necessitar serem avançados de turma ou até inseridos na universidade. Nossa pesquisadora Cristina Delou estuda esse tema e fala sobre as melhores maneiras de abordar esses alunos e aproveitar toda a sua capacidade cognitiva. #redecpe #educação #superdotados


Live sobre os direitos dos alunos com altas habilidades ou superdotação com a Neuropsicopedagoga Karina Paludo

Entrevista sobre alunos com altas habilidades ou superdotação com a Fabiane do ISMART. Não perca!