Reflexão sobre o filme: A Era do Gelo


Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Educação
Disciplina: Educação Especial
Professora Drª: Cristina Delou
Alunas: Daiana Barros e Vanessa Barriolo
Curso:Pedagogia 8º período/manhã


Ficha TécnicaTítulo original: (Ice Age)
Lançamento: 2002 (EUA)
Direção: Chris Wedge, Carlos Saldanha
Atores: Ray Romano, Diogo Vilela, Denis Leary, Márcio Garcia.
Duração: 115 min
Gênero: Animação
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/a-era-do-gelo/

O filme tem como protagonistas 3 criaturas diferentes que pelo destino se uniram, são eles: Sid, uma preguiça engraçada e que fala demais, Manfred, um mamute com mal-humor e Diego, um tigre dentre-de-sabre bem ameaçador. O trio passam aventuras e perigos para entregar um bebê humano ao seu pai.
Este filme passa uma mensagem importante que é sobre as diferenças.
Primeiro o trio é composto por animais diferentes, cada um com seu jeito próprio de ser. Mas de todos eles, o que mais sofre preconceitos é a preguiça Sid.
Há várias passagens que retratam muito bem os olhares preconceituosos para Sid, como a cena que mostra Sid acordando e gritando para os membros de seu bando na intenção de ninguém perderem a migração. Depois ele percebeu que os outros do bando já tinham ido embora, o deixando para trás. Sid fala que todos os anos isso acontece e começa a perguntar: “Será que ninguém gosta de mim?”; “Será que ninguém se importa com a preguiça Sid?”
As outras cenas Sid é chamado por Manfred de “aberração da natureza” e Sid fala para o manute que seu bando sempre o abandona, que o amarra e apaga os rastros para ele não ir atrás, que coloca bicho dentro de sua boca, enfim, sempre excluem Sid.
A preguiça sempre é vista como anormal, que atrapalha os outros que estão em sua volta, um incapaz, um doido. Sid pode até ser agitado, mas é amigo, sensível, carinhoso e sempre está pronto para ajudar o próximo, no qual ficou muito claro na cena que Sid cuidou do bebê humano com amor, nos mostra que mesmo sendo meio atrapalhado não significa que é incapaz de fazer as coisas, basta apenas conhecê-lo e não colocar estigmas sem antes de conhecer.
O que aconteceu com Sid, sempre em nossa sociedade acontece com as pessoas com necessidades especiais, que são vistas por alguns como incapazes, anormais, acabam sendo excluídas porque são diferentes.
Todos merecem ter os mesmos direitos em todos os espaços sociais.
Afinal, quem não é diferente?!