Resenha do filme: Procurando Nemo

Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Educação
Disciplina: Educação Especial
Professora: Cristina Delou
Aluna: Roziany Rodrigues Pereira
Período: 8º / Manhã


O filme Procurando Nemo apresenta a história de um peixe palhaço que sobreviveu ao ataque de um predador.

A história inicia com o pai (Marlin) e a mãe de Nemo conversando sobre a casa que compraram para criarem seus filhos (que iriam nascer), eles estavam felizes e a mãe escolheu o nome Nemo para seus filhos, sendo que de repente surgiu um predador e tanto a mãe quanto o pai foram defender os filhotes, sendo que o predador dá uma rabada no Marlin e este cai desacordado, enquanto sua esposa e os filhotes foram comidos.

Um tempo depois Marlin acorda e vai até o local que estavam os ovos dos peixinhos e só encontrou um que estava rachado, que ele deu o nome de Nemo, o seu único filho. Ele era superprotetor. Marlin promete a Nemo que ele nunca ficaria sozinho, que seria protegido.

Nemo nasce com uma das nadadeiras menor que a outra (deficiência física) na qual o pai chama de nadadeira da sorte.

No primeiro dia de aula, Nemo acorda todo empolgado para ir à escola e começa a acordar o pai para levá-lo. Marlin então acorda e os dois saem. Chegando na escola, Nemo conhece os novos amigos enquanto seu pai conversa com os outros pais que pedem para ele contar uma piada por este ser um peixe palhaço (preconceito).
Quando o professor chega, Marlin explica que Nemo tem uma nadadeira diferente da outra e que por isso às vezes ele leva mais tempo para nadar que os outros, depois o professor sai com os alunos para explorar o mar.

Quando Marlin descobre que eles foram para mar-aberto, ele sai atrás para buscar Nemo, chegando no local se assusta com Nemo e os outros indo para perto do casco do barco e logo briga com seu filho. Furioso com a superproteção do pai Nemo desobedece e encosta no casco do barco. Quando estava descendo foi capturado por um mergulhador.

Marlin se desespera e vai atrás do barco, passando por um cardume ele se depara com Dory, um peixinho fêmea que sofre de um tipo de amnésia temporária, que esquece das coisas a cada minuto que elas acontecem. Ela promete ajudá-lo, mas toda hora esquece, mesmo assim tornaram-se amigos.

Nemo foi levado para um aquário do consultório do dentista que o capturou, localizado na Baía de Sidney, na Austrália, e no qual já existia outros peixes e até uma estrela do mar. Ele estava muito assustado, mas os outros bichos do aquário conseguiram acalmá-lo e prometeram ajudá-lo.

No mar seu pai não media esforços para encontrá-lo, passando por diversas aventuras e enfrentando seu próprio medo ao lado de Dory. Suas aventuras vão sendo transmitidas de bicho para bicho, até que chega no pelicano que conhece o aquário e avisa que Marlin está procurando Nemo. Fazendo com que o líder dos peixes do aquário encorage Nemo a fugir, este bola um plano, mas tem que correr contra o tempo pois a sobrinha do dentista que será sua dona está preste a chegar e esta tem fama de sacudir os peixes até morrerem.

Marlin e Dory chegam a Sidney e recebem a ajuda de um pelicano para encontrar Nemo, mas não dá muito certo e eles não conseguem encontrar Nemo.

Nemo depois de muita luta consegue fugir do aquário e sai do consultório pelo esgoto, chegando ao mar em busca do seu pai.

Marlin e Dory desentende-se e cada um vai para um lado, ele segue de volta para casa e ela como tem amnésia fica perdida na Baía de Sidney, até que Nemo a encontra. Ela consegue lembrar de Marlin e vai em busca dele com Nemo, fazendo com que pai e filho se reencontrem.

Eles voltam para casa. Nemo vai para a escola, e seu pai se sente mas confiante em relação ao filho, e Dory está junto com eles.

Este é um filme que nos faz pensar em nossos medos e que devemos enfrentá-los para conseguir aquilo que queremos. E que mesmo sendo diferentes nós podemos vencer.