Resenha do filme : À Primeira Vista

Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação

Disciplina: Educação Especial

Professora: Cristina Maria de Carvalho Delou

Alunas: Ana Claudia Silva das Chagas e Patrícia Guterres do Nascimento

Período: 8°/manhã

Resenha do filme: À Primeira Vista

O filme À Primeira Vista relata a belíssima história de um homem chamado Virgil, que, quando criança sofrera um acidente que resultou na sua cegueira. Virgil, após o acidente, passa a “enxergar” o mundo de outra maneira. E assim vive grande parte de sua vida... Apesar de não poder enxergar, Virgil tinha os outros sentidos bem aguçados, como a audição e o tato. Suas companhias eram a irmã mais velha, que cuidava de Virgil desde quando criança e nutria amor, cuidado e dedicação pelo rapaz, e o cachorro, que era seu fiel escudeiro em todos os momentos e o acompanhava nas saídas à rua.

O fato de ser cego não impedia Virgil de fazer absolutamente nada. Virgil, ao longo dos anos foi desenvolvendo sua independência. Tinha noções de tempo e espaço, conseguia distinguir formatos de objetos, cozinhava sozinho, dentre outras ações. Em suma, vivia uma vida completamente normal. A vida de Virgil começa a mudar radicalmente quando ele conhece Amy, uma arquiteta e cliente do SPA onde ele trabalhava como massagista. Amy costumava freqüentar o local para descarregar o stresse do dia-a-dia. Na sessão de massagem preparada por Virgil, Amy nem imagina que conhecera o homem da sua vida. A principio, Amy não desconfia de que Virgil é cego. Os dois começam a se conhecer melhor e Amy descobre em Virgil um amor que jamais sentiu na sua vida.

Os dois se apaixonam perdidamente.

Amy conhece, a partir de Virgil, a felicidade por outra perspectiva e Virgil, no contato com Amy, descobre um mundo para além de sua “limitação” (a ausência da visão). A vida do massagista toma mais uma guinada com a possibilidade de, depois de anos, ter sua visão de volta. Amy vai à luta em busca de especialistas e médicos que possam achar a cura para Virgil. Virgil se submete a uma cirurgia que, milagrosamente, traz de volta a visão de Virgil. E a partir daí começa uma nova luta, uma luta árdua e emocionante para que Virgil se adapte a essa nova perspectiva de mundo. No começo é tudo novo e muito estranho para ele, pois não consegue se reconhecer em algo que jamais tinha visto na vida. As cores, as formas, os objetos, tudo era novo e difícil de associar. Virgil não conseguia se ver no espelho, não via ali a sua imagem refletida, nem a dos objetos...

O rapaz começa a viver um drama em sua vida, desejando até, em certo momento, a não querer mais enxergar e voltar a ser cego. Os dois convivem agora com a possibilidade de enxergar, juntos, uma nova perspectiva de vida, o que será um desafio para ambos.

A história é belíssima e emocionante. Uma verdadeira lição de vida para muitos que acreditam que o deficiente (seja qual for a deficiência que tenha) é menos capaz do que nós (sem deficiência) ou até mesmo incapaz de viver uma vida saudável e feliz. A força do amor de Amy e a determinação em buscar a cura para Virgil, foram pontos altos do filme nos mostrando que o amor é capaz de superar qualquer obstáculo que a vida nos impõe.