Resenha do filme: "O milagre de Any Sullivan"

UFF – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Niterói, de julho de 2011.
Docente: Cristina Delou
Discente: Kathlyn Duarte


O filme retrata a história da Pequena Helen, que após uma febre muito forte se torna surdo-cega, porém não afeta sua intelectualidade.

A família da Pequena Helen não entende que suas limitações, são para ela uma maneira de conseguir tudo que deseja, e assim a tratam como se fosse louca, ou pior, um animal, que não pensa, não sabe de nada e pode fazer o que quiser.

Aproximadamente com 10 ou 11 anos, a família após muitas discussões decide contratar Any Sullivan para que a auxilie com aulas particulares.

Any é uma senhorita que também teve problemas visuais, e que acaba de se formar, cheia de entusiasmos, acredita que pode fazer com que Helen aprenda tudo o que ela for capaz de ensinar. 

A história de Helen se entrelaça coma história de Any que mais tarde será sua babá, e a auxilia a aprender, sentir, observar, até conhecer o mundo em sua volta.

O filme engloba não só a surdo-cegueira, mas, o que vem por traz dessa deficiência, dos estigmas que são criados através desta, a questão do preconceito, a falta de esclarecimento do pais e a té mesmo a falta de confiança em uma pessoa com surdo-cegueira.



"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente, você estará fazendo o impossível."
São Francisco de Assis