Filme: Procurando Nemo.

Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Educação
Disciplina: Educação Especial
Aluna: Daniele Fraga
Profª: Cristina Delou

Filme: Procurando Nemo.

Escolhi o filme Procurando Nemo, pois conta a linda história de amor entre pai e filho, um peixe palhaço, que tenta proteger a todo custo seu filho Nemo, que é o único sobrevivente de sua família após um ataque de uma barracuda.

Nemo passa a ser superprotegido pelo pai, por ser filho único, e ter uma deficiência física em uma de suas nadadeiras. O fato de Nemo possuir uma nadadeira mais curta do que a outra, não o impedia dele nadar bem, porém o pai achava que sim.

Até para ir para a escola o pai fica com medo de deixar o filho. Durante um passeio da escola Nemo tenta provar ao pai que pode se virar sozinho e resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador, e levado para viver em um aquário em Sydney.

O pai desesperado sai em sua busca, percorrendo todo o mar, para encontrar o seu filho, tendo a ajuda um peixe chamado Dory que tem problema de perda de memória recente.

O pai e Dory chegam a Sydney, ao mesmo tempo em que os novos amigos de Nemo do aquário planejam uma fuga. O pai ao ver Nemo em um saquinho plástico, boiando, pensa que ele está morto e volta ao mar, decidido a voltar para casa. Porém Nemo consegue ser jogado no vaso sanitário e assim, acaba sendo despejado no mar.

Nemo começa a procura pelo o pai. E uma alegria quando se reencontram. Porém Dory é pega por uma rede de pescadores, com a ajuda e a inteligência de Nemo, consegue se libertar.

O filme nos faz refletir que a deficiência física não é empecilho para que se leve uma vida normal, e o pai do Nemo compreendeu que ele não pode superproteger o filho por ele ter uma nadadeira menor que a outra, que ele tem que deixá-lo crescer.