Relatório do filme: A Era do Gelo

Aluna: Cybelle Passos Bezerra

A história acontece na Era Glacial. Manfred Manny é um mamute mal-humorado e teimoso que odeia a vida em sociedade e se esforça para fazer tudo do seu modo. Sid é uma preguiça folgada que foi abandonada por seu bando. Diego é um tigre dente-de-sabre astuto que foi enviado por seu chefe a uma complicada missão. Os destinos desses três animais tão diferentes são unidos por um bebê humano. Com o objetivo de levar a criança até seu pai, o grupo inicia uma longa jornada rumo ao norte, uma das regiões mais frias do globo naquela época. O problema é nem todos têm o mesmo objetivo, fato que pode tornar as coisas ainda mais difíceis.

Num primeiro momento para quem não conhece sobre educação especial o filme aparenta ser uma simples animação para divertir, mas na verdade carrega uma grande aprendizagem não só sobre educação especial, mas também sobre trabalho em equipe e convivência com diferenças. Temos diferentes tipos de animais, cada um com seu comportamento e esses animais por um motivo em comum acabam tendo que conviver em grupo, onde cada um precisa aprender a conviver e aprender com o outro, conhecendo as diferenças e semelhanças. Podemos transmitir essa convivência desses três diferentes animais para uma sala de aula, onde temos que conviver com diversos alunos cada um com seu comportamento e ainda temos alunos com necessidades especiais, é preciso saber conviver e muito mais que isso, com essa convivência aprendem e crescem ainda mais como ser humano, quebrando o preconceito que existe, sabe lidar e desenvolver o trabalho em equipe em meio às diferenças.

O filme além de divertido transmiti uma mensagem muito boa que muitas pessoas não conhecem, mas que poderia conhecer, no caso só as pessoas que passam a conhecer o tema entendem o significado dessa convivência ao assistir o filme