REFLEXÃO SOBRE O FILME: O ENÍGMA DE KASPAR HAUSER

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA- 7/ PERÍODO- NOITE
PROFESSORA: CRISTINA DELOU
ALUNA: ESTER RODRIGUES PACHECO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
REFLEXÃO SOBRE O FILME: O ENÍGMA DE KASPAR HAUSER

O filme nos conta a história de Kaspar Hauser, que após o nascimento foi mantido num lugar escondido e longe de qualquer contato social. Sem ter a influência da linguagem e não interagir com a sociedade e a sua cultura, não aprendeu a falar e nem a andar. O pouco contato que teve com seu protetor que o alimentava e o ensinava algumas coisas, era insuficiente para fazê- lo entender a realidade da sociedade na qual seria inserido.

Após sua inserção na sociedade pode vivenciar momentos de incompreensão por parte das pessoas que não sabiam lidar com aquela situação. Ele sentia-se excluído e não conseguia raciocinar de maneira articulada que atendesse às expectativas daquela sociedade que o via como um anormal e com um grande déficit intelectual. Apesar disso, ele conseguiu desenvolver algumas habilidades no seu contato com outras pessoas, inclusive na área musical.

Após seu assassinato, as pessoas ainda continuaram a tentar desvendar o mistério da sua “anormalidade”, realizando estudos através do seu cérebro para justificar ou não os seus preconceitos e a não aceitação do diferente.

As pessoas não se preocuparam com a situação dele enquanto sujeito, ou seja, elas não compreenderam que por ele não se relacionar com o meio era impossibilitado de lidar com os outros que para ele também eram considerados diferentes.

É preciso que, nós enquanto educadores saibamos valorizar as capacidades individuais que os alunos possuem e aprendamos a lidar com as diferenças que estão presentes no nosso cotidiano, trabalhando com elas e fazendo do ambiente escolar um lugar no qual os indivíduos possam interagir respeitando- se mutuamente.