Reflexão do filme: Sociedade dos Poetas Mortos.

Sociedade dos Poetas Mortos. Produção de Peter Weir. EUA: Abril Vídeo, 1989. Filme (129min.).

Caroline da Silva Araujo.

O filme Sociedade dos Poetas Mortos relata a história de um internato masculino chamado Welton. Esse internato era considerado o melhor do país e tinha um modelo marcado por tempo determinado para cada função, tendo como finalidade a educação tradicional, baseada nos quatro pilares: Tradição, Honra, Disciplina e Excelência.

São esses quatro pilares, que levam os pais a escolherem o internato como uma condição de que seus filhos ingressem nas melhores universidades. Os pais pressionavam os filhos para que estes se tornassem os melhores. Como na cena em que no primeiro dia de aula, um aluno é alertado que de seu trabalho ser um bom aluno será difícil, já seu irmão tinha sido o melhor aluno que a escola já teve.

O estilo pedagógico adotado é de saber especifico: o cientifico. Os cursos mais valorizados são Medicina, Direito e Engenharia; já a Literatura e a Arte Dramática não são de tanta importância. Como podemos numa cena em que o aluno Neil não consegue convencer o pai, que exige que ele deixe suas atividades como redator do anuário escolar, e até quando o pai aborda-o depois de descobrir que esta participando de uma peça teatral.

Também é fácil perceber que a imagem feminina é prevalecida pela razão masculina. Prova disso é quando o pai de Neil fala sobre a decepção e tristeza que ele irá causar à sua mãe se insistir nas idéias de abandonar o ingresso na Medicina pra cursar Arte Dramática. O que fica marcado é que o sexo feminino possui um poder menor que o oposto. Devido a essa opressão por parte do pai, e a omissão materna, Neil comete suicídio por se sentir impossibilitado de realizar seus sonhos.


Contradizendo a todo princípio da escola tem o professor John Keantig, embora tenha sido formado na escola, ele tinha uma proposta de ensino com base no próprio processo de viver e aproveitar o dia, Carpe Diem. Ele dizia que a educação deveria se confundir com nossa vida. Carpe Diem é como uma nova visão de vida. ‘Aproveite seu dia, colha logo seus botões de rosas’.

As suas propostas de ensino fugiam do paradigma estabelecido pelo internato; uma vez que o professor utilizava de outros espaços, considerados não-convencionais pra propor atividades diferentes, fazendo com que a convivência entre os alunos seja agradável. O filme mostra cenas como as que o professor encoraja seus alunos a subirem na mesa, falarem alto, e até arrancar as páginas de um livro, considerando-as como excrementos. Este professor também nota a dificuldade de um aluno, o Todd, que tinha problemas com a leitura e Keating procura maneiras de encorajá-lo. Esses atos fazem com que o professor Keating se torne um novo modelo de educação, não seguindo assim o currículo padronizado e ensinando os alunos a pensarem por si mesmos.


É por esses vários motivos que o filme, Sociedade dos Poetas Mortos é considerado um filme extremamente brilhante, já que nos faz perceber a extrema importância do papel do professor perante os alunos, pois como educador este deve estimular a formação dos cidadãos, e mais que isso; que sejamos críticos, criativos e pensadores.

A grande lição da historia é o ideário ‘Carpe Diem’ como uma nova visão de vida. ‘Aproveite seu dia, colha logo seus botões de rosas’.