Filme Procurando o Nemo



Procurando o Nemo é a quinta animação computadorizada lançada pela parceria entre os estúdios Disney e Pixar, vencedora do Oscar de Melhor Animação e indicada aos prêmios de Melhor Trilha Sonora Original.



O filme conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que vivia tranquilamente com sua esposa e ninhada até que por uma fatalidade do destino, perde quase toda a sua família durante o ataque de um predador. Dessa forma, torna-se um pai super protetor de seu único filho Nemo, que nasceu com deficiência em uma de suas nadadeiras. O tempo passa, Nemo cresce e quer conhecer o mundo. Ir à escola faz parte desse aprendizado, porém o pai reluta em liberá-lo até mesmo para essas atividades cotidianas por medo de perdê-lo, pois isso significaria para ele, o fim das esperanças e das motivações que regem sua vida. Essa situação causa um conflito entre pai e filho, pois Marlin acha que Nemo não é capaz de realizar muitas tarefas. Assim, Nemo resolve nadar em mar aberto para provar ao pai que pode se virar sozinho, ou seja, fazer coisas que o pai não acreditava que o peixinho pudesse fazer. Nesse momento, ele é capturado por um mergulhador e levado para Sydney onde é colocado em um aquário de água salgada e onde faz muitas amizades. Decidido a encontrá-lo, Marlin parte em uma verdadeira odisséia, nadando por todo o oceano e enfrentado todo o tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpática, mas com um grave problema de perda de memória recente. No final de toda essa jornada, Marlin consegue encontrar Nemo e levá-lo de volta para casa, porém ambos conseguiram aprender muito nessa longa trajetória. Marlin consegue diminuir seus temores e super proteção ao perceber que o filho é capaz de realizar muitas tarefas necessárias e essenciais para seu desenvolvimento.



Atualmente, dentre os principais obstáculos que os deficientes físicos enfrentam estão: preconceitos de todos os tipos, dificuldades de acessiblidade nas ruas, construções e transportes e o descaso das pessoas. Dessa forma, eles pouco a pouco vão sendo excluídos socialmente. Sabendo disso, pais como Marlin tendem a ser super protetores dedicando todo o seu tempo, carinho e preocupação com seus filhos. Esses pais cujo amor é incondicional muitas vezes por receio não deixam seus filhos se desenvolverem, progredirem e superarem suas barreiras. Os deficientes físicos possuem limitações que podem e devem ser superadas e há muitos exemplos disso em nossa sociedade. O número de deficientes físicos em nosso país é exorbitante e muitas vezes não há um final feliz como no filme na vida dessas pessoas. Sabendo disso, precisamos nos conscientizar de que cada um tem um papel fundamental de ajudar a modificar essa situação e tornar a vida de cada uma delas mais fácil de ser vivida.