Filme: O amor é cego

O filme O Amor é Cego trata de um assunto bastante delicado e muito comum nos dias atuais: A beleza exterior X A beleza interior. O ator Jack Black, vive Hal, um homem que só se preocupa com a aparência das mulheres, para ele, só são interessantes mulheres que tenham um físico perfeito. Todas as suas namoradas eram consideradas mulheres lindas aparentemente, mas isso não significava que eram belas pessoas em seu interior, mas esse fato não era relevante para Hal.

Tudo se torna diferente quando Hal fica preso em um elevador com um guru, chamado Anthony Robbins, que o hipnotiza fazendo com que ele passe a enxergar somente a beleza interior das pessoas, homens ou mulheres. Ele começa a ver as pessoas de bom coração lindas e as pessoas que não possuem um coração tão bom assim, feias. A partir daquele momento a vida desse personagem muda completamente.

Seu amigo Mauricio, vivido pelo ator Jason Alexander, começa a achar estranhas as mulheres com quem Hal estava se envolvendo, essas mulheres fugiam completamente do padrão de beleza seguido por ele. Hipnotizado, Hal conhece Rosemary, personagem da atriz Gwyneth Paltrow, na rua e se apaixona completamente e intensamente. Rosemary é uma mulher obesa e totalmente diferente das namoradas anteriores de Hal, entretanto possui um imenso coração, e é muito carinhosa e caridosa. Rosemary é o oposto de mulher com quem Hal se envolvia, mas ele se apaixona completamente por ela e a trata como a mulher mais linda do mundo, a mais perfeita. Nos momentos em que ela ficava insegura devido ao seu corpo, Hal sempre dizia que ela estava linda e tudo acabava bem.

Mauricio descobre que Hal esta sob efeito de uma hiponoze e vai em busca do guru. Quando o encontra, Mauricio explica a situação e pede que a hipnoze seja retirada para que tudo volte ao normal na vida desses dois amigos. Dessa forma, Hal volta a enxergar as pessoas pela sua beleza exterior e ele passa a ver Rosemary da maneira como ela é de verdade. Devido a esse fato, ele precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento. Agora ele ficaria com ela, estando apaixonado, mesmo sabendo como seu corpo é de verdade ou terminaria o relacionamento e voltaria a pensar da forma que era antes da hipnoze???

Ao final do filme, Hal descobre o verdadeiro valor do relacionamento e conclui que a beleza exterior não é a mais importante e vai em busca da sua felicidade com Rosemary e os dois acabam juntos e felizes.

A problematica do filme retrata bem a atualidade onde as pessoas se preocupam apenas com a aparencia física e esquecem de observar o interior das pessoas. Hoje em dia, um padrão de beleza é seguido pela sociedade e aqueles que estiverem fora desse padrão, de alguma maneira sofrem algum tipo de exclusão e preconceito. Seria importante notar que essas pessoas "não tão bonitas" podem ser, na verdade, muito melhores do que as que seguem esse padrão de beleza adotado.

É interessante ressaltar também que uma pessoa feia aos olhos de uma pessoa pode não ser aos olhos de outra. Na verdade não existe ninguem feio, existem pessoas preconceituosas que não conseguem lidar com as diferenças.


Aliandra Braga Machado


Aluna do curso de Química