E O SEU NOME É JONAH

De autoria do escritor Michael Bortman, dirigido por Richard Michaels, "E o Seu Nome é Jonah" conta a história de um menino de, aproximadamente, uns sete ou oito anos de idade que, tendo nascido surdo, passa mais de três anos de sua vida interno em um hospital psiquiátrico, devido a sua condição de não poder ouvir e interagir com as pessoas.

A história se desenvolve a partir de sua alta do hostital, mostrando as dificuldades e os desafios e ser diferente em uma sociedade de iguais.

Em casa, vive com o pai, a mãe e com um irmão mais novo.

Muitas são as dificuldades e os constrangimentos pelos quais passa.

O pai abandona a família, pois, devido à situação, passa a desentender-se frequentemente com a esposa.

Jonah não conhece a língua de sinais, não pode ouvir, não consegue expor seus sentimentos, seus medos.

Em dado episódio, pega um boneco do Homem Aranha, que pertence ao irmão, e o destrói. Seu gesto passa por rebeldia, no entanto, é fruto do medo que sente daquele boneco. Como não ouve, conhece apenas a imagem do boneco. Desconhece a história de heroísmo do personagem, que faz com que seu irmão o admire. Nutre um medo que não tem como declarar.

Num elenco de momentos ruins, está o fato de ser obrigado a usar um aparelho que, além de não ajudá-lo em nada, é desconfortável, e ainda peca no quesito estética; também é obrigado a "aprender a falar" e proibido de usar qualquer gesto, na tentativa de comunicar-se.

Seus melhores momentos são aqueles passados em companhia do avô materno, pois esse é o único que, independente de língua ou linguagem, consegue comunicar-se com ele, alegrando-o por algum tempo.

O avô, no entanto, vem a falecer. Jonah não sabe o que é morte. Não enetende o que se passa ao avô.

Um dia sua mãe faz amizade com um casal de surdos, que acaba por apresentá-la a uma comunidade surda.

Ao conhecer outros surdos, entende que essas pessoas também podem ter uma vida social ativa, ter amigos, divertir-se.

Ao entrar em contato com esses surdos adultos, Jonah, pela primeira vez, é apresentado à língua de sinais. Passa a entender o mundo à sua volta. Aprende a pedir cachorro-quente, e também pode entender o que ocorrera ao avô, após encontrar uma tartaruguinha morta, e ser-lhe explicado o fato.

A mãe, o irmão e a avó materna, todos procuram, prontamente, aprender a nova língua a fim de poder comunicar-se com o pequeno.

Com a língua de sinais, Jonah pôde, pela primeira vez, dizer e ouvir:

"Eu te amo!"

Um filme emocionate, "E o seu nome é Jonah", deveria ser assistido pro todos aqueles que se interessam pelo tema da surdez, bem como por aqueles que não entendem a importância da língua de sinais para as pessoas surdas.