Castelos de Gelo

                                       
                                                                   Anna Paula Rezende

Castelos de Gelo é um filme que retrata a história da jovem, bela e talentosa Alexis Winston e a sua experiência como patinadora artística. O filme mostra o estilo de vida da protagonista antes de se tornar uma competidora famosa, quando ainda era apenas uma simples menina moradora de Iowa que morava com o pai e tinha em suas relações uma tia muito presente em sua vida e um namorado atencioso. Um dos hobbies mais realizados por Lexie era a patinação num lago congelado que havia perto de sua casa. Ela tinha grande habilidade na patinação, tanto que sua tia a convenceu em participar de um torneio local apenas como forma de expressar a grande habilidade e facilidade que a menina possuía, mesmo sem ter a prática de acrobacias e movimentos técnicos. No dia do torneio um grande treinador estava presente para assitir a exibição das competidoras. Lexie se apresentou de maneira modesta, sem coreografias específicas ou glamour, mas de um jeito especial, conseguiu comover a platéia com a sua emoção e a sua sensibilidade. Ela não vencendo a competição, mas acabou chamando a atenção desse treinador. Este, observando seu potencial, sugeriu ser o treinador dela e a prepará-la para competir profissionalmente. Apesar do temor da família e do namorado em ver a menina ir para outra cidade, acabaram apoiando e acreditando na sua potencialidade.

Grande parte do filme mostra o dia a dia de Lexie no convívio com um treinador sério, exigente, com os treinos exaustivos que eram preparatórios para os torneios que se seguiam no campo na patinação artística. Cada vez mais, Lexie foi se aprimorando a ponto de ganhar em segundo lugar no campeonato regional e em primeiro no campeonato estadual. Sua jornada ao estrelato não é fácil. Ela tem que se superar, se reinventar e lidar com a distância da família.  Lexie foi sendo apresentada ao mundo como a mais brilhante patinadora daquela geração. Apesar da fama e do êxito recebido pela sua arte, Lexie se sentia solitária, há muito não via seu pai, não conseguia falar com o namorado e o distanciamento acabou esfriando o relacionamento deles.

Num dado momento do filme, Lexie, ao patinar, sofre uma queda e bate a cabeça no gelo. Após uma série de exames, constata-se que a incrível patinadora está Lexie faz uma apresentação belíssima, emocionando toda a platéia, os jurados e a família. Ao sair da pista de gelo, ela acaba caindo devido às flores e os ursos de pelúcia que o público jogara em homenagem a ela. Seu namorado em seguida vai ajudá-la, e só a partir dali é que todos percebem a sua atual condição e ficam mais encantados ainda como ela conseguiu realizar a belíssima apresentação sem enxergar. O filme termina com ela e o namorado se beijando na pista de gelo e o público aplaudindo a exímia patinadora artística.

As percepções acerca do filme trazem reflexões sobre superação, determinação e crença em si próprio. Mostra também que através dos laços afetivos podemos conquistar vitórias, pois o apoio que o amor fornece ao indivíduo possibilita a superação de obstáculos. O fato de a personagem ter perdido a visão não significou que a vida dela tinha acabado, mas que novas mudanças sobre como perceber o mundo e conviver com as pessoas teria que ser reformulada. Este é um filme que trata a deficiência não como uma limitação à pessoa, mas sugere modos diferenciados de se portar na sociedade. A deficiência traz empecilhos, isto não é descartado, mas ela não invalida o ser humano, e sim promove espaços de transformação para aquela pessoa, mostra a diversidade dos indivíduos e as múltiplas possibilidades que eles podem adquirir se acreditarem que a deficiência não define quem eles são.